quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Curiosidades

Como o meu bichinho da dança continua cá dentro, e cada vez mais incontrolável, tenho passado imensas horas do meu dia no youtube, a ver reportagens/séries de bailarinas e bailarinos adolescentes e reais a seguirem o seu sonho. Gosto imenso de ver estas coisas e de pensar que numa outra vida, um deles poderia ser eu. Há coisas incríveis que eu aposto que muitos de vocês não fazem ideia acerca deste mundo e, como tal, estou pronta a ilucidar-vos: 

- Há vários adolescentes de 14/15 anos a emigrar de um canto do mundo para o outro, de modo a conseguir frequentar e viver nas escolas de ballet, para as quais fazem audição. Vão completamente sozinhos e a a escola torna-se na sua casa. Dormem nos dormitórios e durante o dia frequentam aulas normais e aulas de ballet (as segundas têm um tempo médio de 4/5h por dia). 

- Para as bailarinas se apoiarem em cima das pontas dos pés não basta calçar as sapatilhas. É necessário imenso material como silicone para proteger os pés ou papel para enrolar os dedos de modo a que a sapatilha se torne o mais confortável possível. Para além disso, é preciso preparar a sapatilha em si: raspar a sola, dobrá-la para que ganhe mais elasticidade, entre outros. Ainda assim é muito doloroso estar em pontas depois de algum tempo de treino.

- Tim Watson, um pesquisador, chegou à conclusão de que, ao contrário do que nos diz o senso comum, o desporto mais completo é o ballet e não a natação. 

- O ordenado das/dos bailarinas/bailarinos comuns é relativamente baixo.

- Usualmente, os pés das bailarinas não são tão elegantes sem meias e sapatilhas como são com eles (cravos, bolhas, unhas encravadas).


- É preciso talento, vocação, vontade e acima de tudo: muita dedicação para chegar ao nível de uma bailarina profissional.  A maior parte delas começa muito cedo a frequentar aulas, por volta dos 3 anos. No entanto, apenas as aulas não são o suficiente... é preciso bastante trabalho em casa. Convenha-se que, quem é bailarina é porque gosta MESMO do que faz. (E eu ia adorar ter o meu horário completamente livre. Sei perfeitamente como iria ocupá-lo).

Um comentário:

  1. Eu fiz ballet nos últimos anos e sou completamente apaixonada pela modalidade. Tive que desistir porque vou para longe para a faculdade, mas talvez lá encontre uma nova escola e possa continuar :)

    ResponderExcluir

Seguidores

About me